Forro

Devido a versatilidade requerida por alguns arquitetos e decoradores, os forros de gesso auxiliam na execução de projetos com detalhes decorativos, já que o forro de gesso pode ser liso e reto (superfície monolítica ), com a adição de juntas de dilatação nas extremidades ou pode ter diversos itens decorativos, como sancas com iluminação direta, indireta ou embutida, rasgos e molduras.

Caso seja necessário melhorar o conforto termoacústico é necessário adicionar lã de vidro ao forro. Existem dois tipos de forro de gesso no mercado, o estruturado e o aramado, veja qual é o ideal para seu projeto.

FGE- Forro gesso estruturado

O forro estruturado é feito através de uma estrutura de perfis espaçadas entre si, e placas de gesso acartonado parafusadas a ela, promovendo melhor nivelamento do forro apresentando uma superfície monolítica.

Esses perfis são suportadas por tirantes ligados a estrutura mais próxima, seja ela laje ou treliças. Esses tirantes possuem um regulador para ajustar o nivelamento. Pode parecer complexo, mais é uma das maneiras rápidas de fazer um forro, com baixo desperdício, além de ser um bom isolante termo-acústico.

FGA- Forro gesso aramado

O forro aramado também é feito com a placas de gesso acartonado, o que muda é que ao invés de perfis são usados junções “H” essas junções tem o formato de um H e são presas as placas e a tirantes fixados na laje ou treliça.

Apesar de ser um processo mais artesanal o FGA tem as mesmas qualidades do FGA, sendo mais indicado para áreas pequenas como banheiros, salas, etc.