Steel Frame

O que é Steel Frame

O Steel Frame é um sistema inteligente e racional de construção a seco.

Inteligente porque no Steel Frame todas as partes que compõe o sistema são feitas para cada projeto, industrializadas com precisão milimétrica, não havendo desperdício de materiais e fidelidade total ao projeto. Racional porque com o sistema conseguimos fidelização orçamentaria e agilidade na execução do projeto, isso lhe da a certeza que seu projeto ficará pronto em ate 1/3 do tempo comparado a alvenaria convencional.

É um sistema dinâmico, eficiente que alia agilidade e qualidade ao produto final, o Steel Frame não deve ser confundido com sistemas pré-fabricados ou pré-moldados que deixam as edificações iguais ou quase idênticas. O Steel Frame lhe permite uma infinidade de acabamentos sendo que o mais usado no Brasil é a placa cimenticia com textura ou grafiato, que após concluído confere o mesmo aspecto do reboco na alvenaria convencional.

História Steel Frame
Steel Frame

Muitos acreditam que o Steel Frame é uma tecnologia nova, porém o seu uso começou em 1933, na Feira Mundial de Chicago – EUA, quando começou o desenvolvimento do aço. Então, logo após a 2ª Guerra Mundial, já com a tecnologia em mãos, em 1950, o Japão começou a usar em larga escala o Steel Frame, devido a sua rapidez, agilidade, e por ser incombustível. A partir da década de 80 a utilização do aço ganhou espaço também nos EUA. Até que na década de 90, chegou ao Brasil com alguns materiais ainda importados, mas alguns anos depois tudo passou a ser produzido nacionalmente, facilitando a construção industrializada.

Vale lembrar que o Light Steel Frame, ou somente Steel Frame, é uma variação mais resistente e de melhor qualidade, do Wood Frame, que tem como material principal a madeira (Wood).

Etapas do sistema Steel Frame

O sistema Steel Frame é subdividido em etapas durante o processo de execução da obra.

Aqui faremos um breve passo a passo para que você possa entender melhor como será a construção da sua casa. Na Solara Engenharia todas as etapas são previamente planejadas e adequadas para cada projeto garantindo economia de tempo e dinheiro.

Fundação

A fundação é o primeiro passo em qualquer tipo de construção, por ser um sistema extremamente leve o Steel frame lhe garante uma economia de até 70% comparado a sistemas convencionais, como as cargas geradas pelo sistema são menores a fundação é menos esbelta e consequentemente mais barata.

A fundação do tipo “Radier” é a mais usada no sistema Steel Frame podendo ser empregada na maioria dos solos, trata-se de uma laje em concreto armado leve e simples de executar, garantido assim agilidade e menor custo desde a primeira etapa da obra.

Estrutura Metálica

O Steel Frame é composto por perfis de aço galvanizado tipo Ue, composta por montantes e guias que formam painéis, treliças e tesouras, todos estes itens agrupados in loco formam a estrutura do LSF. Cada peça  é calculada e projetada nas dimensões exatas de cada projeto, garantido assim agilidade na montagem e redução nos custos já que não há desperdício de material durante a fabricação e nem na montagem.

Simplificando: O steel frame é formado por um esqueleto de perfis metálicos ancorados a fundação por meio de parafusos de ½’’ polegada chumbados ao concreto.

Revestimento Externo

O revestimento externo da estrutura em Steel Framing é executado com uma chapa de madeira chamada OSB (Oriented strand board) que são fios de camadas (flocos ), de madeira em orientações específicas, especialmente desenvolvida para dar rigidez a estrutura. Sobre o OSB é colocada uma barreira de vapor que impede a entrada de agua mas deixa a parede respirar, evitando a condensação de agua em seu interior.

Depois de revestido com o OSB da-se inicio ao tipo de acabamento a ser executado, a aparência final tem peso relevante nessa etapa do processo. Para um acabamento como Textura por exemplo, podemos usar a placa cimenticia que garante um aspecto final liso, semelhante ao da construção convencional. E ainda a opção do siding vinílico, muito usado em casas americanas.

Instalações Elétricas e Hidráulicas

As instalações elétricas e hidráulicas no sistema Steel Frame, são previstas ainda na fase de projeto, para que as peças industrializadas (montantes e guias) contenham furos dimensionados para a execução das mesmas, utilizamos o sistema de tubos flexíveis para as instalações hidráulicas denominado “PEX” para minimizar o numero de conexões e consequentemente a perda de pressão. Na elétrica utilizamos o eletroduto corrugado, todas as conexões elétricas e hidráulicas são exclusivas do sistema garantido alto desempenho e excelente custo beneficio.

Isolamento termoacústico

A lã é um isolante termoacústico, utilizado no interior das paredes de Steel Frame e Drywall, são caracterizadas por baixas condutibilidade térmica e elevado índice de absorção acústica. A lã também é aplicada sobre forros para maior conforto no ambiente, estudos mostram que no sistema LSF as paredes absorvem menos as temperaturas externas e a propagação do som entre ambientes internos é menor que na alvenaria convencional.

Revestimento Interno

O revestimento interno do Steel Framing é feito com placas de gesso acartonado, nessa etapa utilizamos a placa ST (standard) para as áreas secas e a placa RU (resistente a umidade) para áreas molháveis.

Após a instalação, as placas são tratadas com massa de acabamento própria criando uma superfície lisa e monolítica, apta a receber pintura ou qualquer tipo de acabamento desejado, como porcelanato, papel de parede, textura, etc. Para a fixação de quadros ou quaisquer adornos leves (até 15kg) aconselhamos o uso de buchas de Drywall, para cargas mais altas é necessário a fixação no perfil de steel frame ou o uso de reforços de madeira. Mas fique tranquilo a Solara Engenharia lhe mostrará a melhor solução para cada caso.

Cobertura

A cobertura do Lsf  é realizada com a estrutura em aço galvanizado, e pode ser revestida com diversos materiais entre eles:

Cobertura
Telhas convencionais de Cerâmica, Concreto, Zinco, etc
Laje seca impermeabilizada
Telha de Shingle

A Telha Shingle é mais que uma telha. É um sistema de cobertura que proporciona beleza, estanqueidade, leveza e durabilidade ao telhado. Seu design elegante e praticidade de instalação fazem da Telha Shingle um produto ideal para o seu projeto.

Dê vida ao seu projeto com telhas Shingle

telha-telhas-001

O uso das telhas Shingle não é restrito ao sistema Steel Frame. A telha Shingle pode ser aplicada em qualquer sistema construtivo, em telhados novos ou reformas.

O sistema é composto por estrutura metálica ou de madeira, tendo como base placas LP OSB Home, que servem de base para a aplicação da LP Subcobertura e da LP Telha Shingle. A Subcobertura protege e garante a estanqueidade da cobertura.

Outra vantagem é utilizar o Sistema de Cobertura Shingle com forro em Drywall e isolamento térmico ao invés do tradicional sistema com laje em concreto. Essa alternativa além de trazer uma grande economia, proporciona um melhor desempenho térmico e acústico, uma cobertura 100% estanque e com beleza incomparável.

Composição

A LP Telha Shingle é composta por uma manta de fibra de vidro saturada em asfalto e grânulos cerâmicos.

Modelo Supreme AR

DIMENSÕES
Dimensões: 305mm x 914mm
Exposição: 127 mm
Padrão: Standard 3 abas
Peso por pacote: 31,2 kg
Rendimento: 3,1 m2/ pacote

DESEMPENHO
Resistente aos mais diversos agentes atmosféricos.
100% da estanqueidade de telhados e coberturas.

DURABILIDADE
25 anos de garantia – Modelo Supreme AR

CORES

Preto

Modelo Supreme AR - Preto

Cinza Grafite

Modelo Supreme AR - Cinza Grafite

Chocolate

Modelo Supreme AR - Chocolate

Areia

Modelo Supreme AR - Areia

Terracota

Modelo Supreme AR - Terracota

Cinza Aspen

Modelo Supreme AR - Cinza Aspen

Verde

Modelo Supreme AR - Verde
Modelo Duration AR

DIMENSÕES
Dimensões: 336mm x 1000mm
Exposição: 143 mm
Padrão: Laminado
Peso por pacote: 33,2 kg
Rendimento: 3,05 m²/ pacote

DESEMPENHO
Resistente aos mais diversos agentes atmosféricos.
100% da estanqueidade de telhados e coberturas.

DURABILIDADE
30 anos de garantia – Modelo Duration

CORES

Cinza Grafite

Modelo Duration AR - Cinza Grafite

Areia

Modelo Duration AR - Areia
Mais barato
Ecologicamente Correta
Muito mais Resistente
Muito mais Versátil
Não utilizamos água nem materiais poluentes para a natureza.
Quatro vezes mais leve que outras telhas, assim utiliza estrutura leve para fixação.
Resistente a ventos de até 175 km/h. Até 30 anos de garantia.
Permite execução de telhados curvos, excepcional resistência mecânica. Instalação rápida.
Construção Acabada

Após a finalização da obra em Steel Frame, o cliente adquire uma edificação sustentável e com a incorporação de elementos tecnológicos promovendo conforto, arquitetura moderna resistência e durabilidade. O método dispõe de materiais inovadores, proporcionando conforto termoacustico, além de utilizar materiais leves e altamente resistentes que contribuem para a durabilidade da edificação.  A Solara contribui para que o processo construtivo seja rápido e eficaz, dispondo de mão de obra qualificada para atender melhor a necessidade de cada projeto.

Steel Frame x Alvenaria
  • Sistema Construtivo Industrializado.
  • Fidelidade orçamentária alta.
  • Execução cerca de 40% mais rápida, devido à mão de obra qualificada que produz, diariamente, cerca de 5m²/homem.
  • Utilização mínima de água e de recursos minerais.
  • As fundações são pouco profundas e econômicas, já que a estrutura é muito leve, com cerca de 250kg/m².
  • Gera pouco entulho, e não é necessária a quebra paredes para instalação da parte hidráulica e elétrica. Baixo índice de desperdício, devido ao fato de que 100% dos materiais são recicláveis.
  • Ótimo índice de isolamento termo-acústico através do uso materiais isolantes.
  • Pintura feita em superfície plana e lisa.
  • Ampliações e reformas rápidas e limpas, inclusive com a possibilidade de reaproveitamento da maioria dos materiais.
  • Preço por metro quadrado similar a alvenaria convencional. Ao avaliar todos os custo, em muitos casos o LSF fica mais barato.
  • Segurança ao fogo – não queima ou adiciona combustível para o alastramento do fogo em uma casa. Segue as normas da ABNT e do Corpo de Bombeiros.
  • Emissão de 12,63t de CO2, e são necessárias 80 árvores para neutralizar a execução do projeto.
  • Sistema construtivo artesanal.
  • Baixa fidelidade orçamentária;.
  • Prazo de execução de obra longo e impreciso, devido a baixa produção, com cerca de 1,5m²/homem por dia.
  • Grande utilização de água e outros recursos minerais no processo construtivo.
  • Fundações muito profundas e de alto custo, pois a estrutura costuma ser muito pesada, em média 1250kg/m².
  • Grande quantidade de entulho, devido ao “quebra-quebra” de paredes para instalação da parte hidráulica e elétrica, além do fato que praticamente nenhum dos materiais pode ser reaproveitado.
  • Baixo índice de isolamento termo-acustico pois não há utilização de materiais isolantes.
  • Pintura feita em superfície ondulada e imperfeita.
  • Ampliações ou reformas demoradas, gerando na maioria dos casos transtornos e inconvenientes, com desperdício de materiais e sujeira.
  • Preço por metro quadrado para a construção em alvenaria é similar ao Sistema Steel Frame, podendo custar até mais.
  • Resistente ao fogo e atende as normas da ABNT e Corpo de Bombeiros.
  • Emissão de 41,16t de CO2, e são necessárias 260 árvores para neutralizar a execução do projeto.